Instrumentos de percussão
Tudo que ao provocar impacto, agitação ou raspagem, utilizando baquetas ou mãos e gerando som é considerado instrumento de percussão.
A maioria desses instrumentos possuem altura indefinida, que é o caso de alguns tambores, pratos e triângulo. Esses instrumentos são utilizados geralmente com função rítmica.
Outros instrumentos, possuem altura definida, que é o caso do xilofone, vibrafone, marimba, entre outros e podem exercer função ritmica e melódica.
Os estudos arqueológicos, demonstram que os instrumentos de percussão são provavelmente os mais antigos já descobertos, e eram feitos de rochas, madeira e ossos de animais.
Um set de percussão em uma grande orquestra. De acordo com o tamanho do show é exigido vários instrumentistas, que muitas vezes tocam mais de um instrumento.
No universo da música popular, a percussão tem papel fundamental, na condução rítmica e na elaboração de arranjos específicos.
Os instrumentos de percussão utilizados pelas bandas militares, deram origem à bateria moderna, quando um inventor alemão teve a idéia de criar um pedal para que todos pudessem ser tocados ao mesmo tempo ao utilizar os pés e as mãos, depois foram criadas estantes e armações que ampliaram ainda mais o uso e as possibilidades. Assim foi possível tocar tambores com o auxílio de baquetas, assim como a caixa-clara e os pratos, e o bumbo e hi-hat utilizando pedais acionados pelos pés.
No Brasil, os instrumentos de percussão mais usados são: O pandeiro, o tamborim, o surdo, o atabaque( congas), o cajon( caixa), o reco-reco, o tan tan, a cuíca, o bongô, a zabumba, o triângulo, o reco-reco, chocalhos, entre muitos outros.
Nas escolas de samba foi criada uma organização tão grande que possuem direção de bateria e a mesma é avaliada em quesito anual de avaliação.
Alguns dos instrumentos de percussão mais utilizados em diversos gêneros musicais: Pop, samba, jazz, bossa-nova, música africana,Mpb, entre outros.
Uma outra curiosidade: O piano é considerado instrumento de percussão, pois os martelos cobertos com feltro, percutem nas cordas.
Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário