O Clarinete ou Clarineta, é um instrumento de sopro da família das madeiras. É constituído basicamente de madeira ( sendo os mais caros produzidos com ébano) com acessórios de metal. Possui palheta única e uma boquilha cônica, além de um sistema de chaves. O clarinete é um instrumento que possui uma longa extensão de notas, variando do grave até o super agudo. Possui semelhanças com o oboé, diferindo entre outras coisas, pelo timbre.
O instrumento se originou do Chalumeau, um instrumento muito popular no período medieval. É atribuído ao charamelista alemão Johann Christoph Denner a invenção do sistema de chaveamento que proporcionou a configuração moderna do clarinete.
Em 1975 o Clarinete passou a ser utilizado de forma definitiva pelas orquestras sinfônicas de todo o mundo. Foi um dos últimos instrumentos de sopro incorporados à formação moderna da orquestra.
Na música clássica a clarineta foi '' homenageada'' por grandes compositores da história da música que escreveram concertos específicos para esse instrumento: Mozart compôs alguns concertos para esse belo instrumento,em destaque para o Concerto para Clarinete e orquestra em Lá maior. Debussy compôs a Rhapsody n. 1 para clarinete e orquestra, Weber e seu concerto n.1 em Fá menor, entre outros.
A família do clarinete é muito ampla: Sopranino em Lá bemol ou requinta em lá bemol, sopranino em Mi bemol,Sopranino em ré, Clarinete soprano, Alto em Mi bemol, Alto em Fá, Baixo em Si bemol, Contra baixo em Mi bemol, contra baixo em Si bemol, e o clarinete octo contra baixo em Si bemol. Os instrumentos mais comuns são os em Si bemol e Lá.
Família do Clarinete
O clarinete é um instrumento transpositor, ou seja, nem sempre a nota que é lida na partitura é a nota que soa. O instrumentista lê a nota dó, porém, soa Si bemol, caso o instrumenta seja nessa afinação.
Clarinete feito de plástico em Si b.
No Brasil, a Clarineta se popularizou muito entre os adeptos do choro( chorinho) sendo utilizado quase sempre como instrumento solista. Um dos grandes expoentes desse instrumento no gênero choro foi o músico Paulo Moura.
Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br