sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Aulas de bateria BH


   Aulas de bateria 

A bateria é uma fusão de vários instrumentos de percussão: Caixa clara, tambores, bumbo, pratos, entre outros. Após a invenção do pedal, um único músico passou a ser capaz de tocar vários dos instrumentos ao mesmo tempo usando pés e mãos. É atribuído ao músico alemão Willian F.Ludwig a invenção do pedal que possibilitou essa junção.
Outra invenção significativa foi a estante para a caixa, que antes era usada apoiada nos ombros dos executantes através de correias. Logo após foi inventando o hi-hat, que é uma peça que utiliza dois pratos de choque acionados pelo pé.  Assim o baterista toca algumas partes utilizando os pés e usa as mãos para executar com o auxílio de baquetas, vassourinhas ou as próprias mãos para percurtir as peças.











Em uma banda, a bateria tem a função de fazer a confução ritmica, marcar o tempo cmo se fosse um metrônomo geral para os demais integrantes. É utilizada nos mais variados estilos musicais, entre eles o Rock, Jazz, Blues, Soul, Pop, Samba, entre outros.


Em uma aula de bateria o aluno desenvolverá técnicas específicas relativas ao instrumento e fará exercícios que desenvolverão a coodernação motora e ampliará a percepção rítmica. 




Atualmente a configuração da bateria moderna se dá por:

Um prato de ataque, um prato de condução, o chimbal ou hi-hat( par de pratos de choque acionados por meio de um pedal), tons, um surdo, um bumbo, caixa clara.. além de outros instrumentos de percussão que ampliam o leque de opções para o instrumentista.








Bateria montada.
Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário