Violão Clássico e violão popular
Violão Clássico
Muitas pessoas tem dúvidas quanto às diferenças entre os dois estilos. O centro musical Percursar irá esclarecer.
O termo violão clássico é aplicado ao estudo mais complexo do violão, onde é imprescindível os conhecimentos básicos para leitura de partitura aplicada ao instrumento, com seus códigos e técnicas peculiares. Além disso, há uma cobrança maior( de acordo com cada professor) da postura adequada par tal estudo.
O aluno conhecerá as técnicas específicas do violão, como o glissando, o trêmolo, dedilhados específicos, exercícios de velocidade e passará pela teoria musical aplicada.
É preciso muita dedicação e persistência para conseguir os primeiros resultados satisfatórios. No repertório, obras dos grandes nomes que escreveram para o violão como Francisco Tárrega, Mauro Giuliani, Fernando Sor, Villa-Lobos, Leo Brower, Abel Carlevaro, entre outros.
Violão Popular
O termo violão popular se aplica ao estudo de violão de forma mais livre, o que não quer dizer que não haja também uma dedicação. No curso de violão popular, o aluno aprenderá sobre as formas dos acordes básicos: Tríades e tétrades, a formação dos acordes, dedilhados, batidas( levadas), desenvolvimento rítmico aplicado ao violão, noções de acompanhamento, escalas e suas aplicações, que são utilizadas em solos, arranjos e improvisações, além também de ser possível uma aplicação, caso seja do interesse do aluno de leitura de partituras para violão aplicadas ao universo do violão popular.
Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário