quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Aulas de musicalização infantil BH

Aulas de música para crianças.
Musicalizar é estimular algo que é intrínseco a todo ser humano, a música. Musicalizar é dar oportunidade de viver e aprender a afinar, aprender sobre nossa cultura, conhecer instrumentos. 

Musicalizar é dar bases musicais para que a criança se relacione com a música da maneira mais inteligente possível!
Através da iniciação musical a criança se torna capaz de responder a estímulos sonoros. 
Assim, consegue mostrar e aprender com a música as suas capacidades comunicativas, expressivas e toda a cognição.







Ao utilizar de canções, brinquedos musicais, histórias, e instrumentos musicais diversos, a corporalidade, a voz e imaginação da criança, é possível proporcionar experiências que desenvolvem a aptidão e a vontade de fazer música das maneiras mais diversas possíveis.
Para a criança é uma oportunidade maravilhosa viver e aprender a música, pois desde cedo ela pode conhecer suas capacidades musicais, se surpreender consigo mesma e tornar-se mais confiante!
A música é parte do currículo escolar desde 2008 com a implementação da lei 11.769.  A importância e valor da cultura artística musical dentro do ambiente escolar é inquestionável e por isso precisa ser estimulada.
Instrumentos musicais utilizados nas aulas de musicalização: 
Maracas, Claves, Chocalhos (antino, guizo e etc), Tambores e baquetas, Pandeirola, Xequerê, Agogô, Pandeiros, Pau de Chuva, Teclado, Violão, Escaletas, Sinos, Reco-reco, Triângulo, Kabuletê, Flauta doce, Xilofones e instrumentos musicais diversos.
Materiais didáticos:
Brinquedos, painéis, panos e outros objetos usados com intuito pedagógico e psicomotor.










www.percursar.com.br
texto: Izabela Duarte, professora do Centro musical Percursar.

Aulas de Teoria musical BH


Em uma aula de teoria musical, o aluno aprenderá sobre os fundamentos básicos da música.
O fundamentos básicos da música consistem em:

Timbre: Conhecido como a '' cor do som'' que é o som característico de cada instrumento, que existe de acordo, entre outras coisas, com o material empregado na construção do instrumento.

Altura: Se o som é grave, médio ou agudo, e suas variações.

Intensidade: Se o som é forte ou suave(piano).

Duração: Tempo de execução ou do soar das notas.

Será fundamental também que o aluno conheça as principais claves musicais: Clave de sol, clave de fá e clave de Dó.





Existem variações dessas mesmas claves.
Importante também é conhecer o pentagrama musical, a pauta de cinco linhas e quatro espaços, onde as figuras de som e silêncio são anotadas.


pentagrama ou pauta                                   



Como suporte, existem as linhas suplementares superiores e inferiores.
Nas linhas e espaços são anotadas as figuras musicais, que representam as notas e suas durações, dentre elas a semibreve, a mínima, a semínima, a colcheia,a  semi-colcheia, a fusa e a semi-fusa, assim como suas pausas( silêncios) correspondentes.














Além disso em uma aula de teoria musical o aluno aprenderá sobre escalas musicais, intervalos, Ritmo e fórmulas de compasso, Tonalidades, Modulação, armadura de clave, sinais, símbolos e abreviações, ornamentos, acordes e suas formações, frases, cadências, forma, tessitura, entre outras coisas.

texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br


terça-feira, 1 de novembro de 2016

Aulas de guitarra BH


A Guitarra elétrica é assim denominada para se diferenciar do termo guitarra, que na maioria dos países também designa o violão, conhecido também como guitarra clássica em alguns países da Europa e acoustic guitar nos países de língua inglesa.
A guitarra elétrica possui basicamente o mesmo mecanismo manual de execução dos sons do violão, porém, a guitarra possui captadores magnéticos internos internos que permitem que o som seja amplificado em caixas de som amplificadas.
A origem da invenção da guitarra elétrica é controversa pois a mesma veio de uma série de modificações e testes de músicos e fabricantes diversos ao redor do mundo. Especula-se que antes da chegada da guitarra elétrica ao Brasil, alguns músicos na Bahia já conseguiam amplificar instrumentos de cordas com materiais quase caseiros, e criaram o chamado pau elétrico. Porém a peça chave para a criação do instrumento foi o captador, inventado em 1932 pelo norte-americano Lloyd Loar.A invenção foi aperfeiçoada e patenteada pelo suiço radicado nos Estados Unidos Adolf Rickenbacker em 1923.
A partir dos anos 1940, o corpo da guitarra que havia sido de madeira oca ou com placa sólida de alumínio, cedeu lugar à madeira maciça.
Leo Fender, um americano que era técnico em eletrônica, produziu os primeiros modelos lançados em escala comercial de corpo sólido e batizou o seu modelo de Broadcaster, que depois passou a ser chamado Telecaster.

Fender Telecaster







Para concorrer com a Fender, a Empresa Gibson, que já fabricava violões, se uniu ao guitarrista virtuoso Les Paul e criaram o modelo Gibson Les Paul que obteve enorme sucesso de vendas também.


Gibson Les Paul





Outro modelo bastante famoso historicamente é o modelo Stratocaster da Fender, que foi utilizado por diversos guitarristas famosos, como Jimmi Hendrix, Eric Clapton,David Gilmour,Steve Ray Vaughan, entre outros.


Fender Stratocaster





 Existem diversos outros modelos de guitarra.

Em uma aula de guitarra, o aluno aprenderá técnicas específicas referentes ao instrumento como técnicas de paletada, slides, arpejos, two hands, bend, pull off, hammer on, usos específicos da alavanca, entre outras.

Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical percursar.
www.percursar.com.br







segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Aulas de contrabaixo BH

Aula de contrabaixo

O contrabaixo é um instrumento de enorme importância na música de uma forma geral. Na música clássica, sempre foi utilizado nas orquestras, no caso o baixo acústico, que desempenha papel fundamental na condução rítmica e na exaltação das partes graves de um trecho musical. 
 A afinação do baixo acústico do grave para o agudo:
 Mi, Lá, Ré, Sol.

Baixo acústico


Na música popular, existe o baixo elétrico, que ao lado da bateria representa a chamada '' cozinha'' que '' segura'' a condução rítmica de uma banda ou grupo musical.
O baixo elétrico foi inventado por Leo Fender por volta dos anos 1950 e possuem a mesma afinação do contrabaixo acústico.
Existe também o contrabaixo elétrico de seis cordas com a seguinte afinação do grave para o agudo:
Si Mi Lá Ré Sol Dó



Contrabaixo tradicional de 4 cordas.






E o contrabaixo de 5 cordas, com a seguinte afinação:
Si Mi Lá Sol Ré.
Os baixos elétricos se diferenciam dos baixos acústicos, dentre outros coisas pelo fato de que os acústicos não possuem trastes.
Em uma aula de contrabaixo o aluno aprenderá técnicas específicas referentes ao instrumento, como o Slap, o Tapping, O pizzacato, entre outras, além de técnicas de palhetada.

Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br






Aulas de cavaquinho BH


 Aulas de cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento de origem portuguesa, também conhecido como braguinha ou machetinho ou machete-de-braga. No caso, Braga foi a cidade onde o instrumento foi bastante utilizado e difundido.
O cavaquinho possui variadas afinações, sendo a mais comum no brasil a afinação do grave para o agudo: Ré sol, si e ré, e mais raramente ré, sol, si, mi.

No brasil o cavaquinho se popularizou como um dos principais instrumentos de acompanhamento no samba e pagode, sendo utilizado  diversas vezes também como instrumento solista no choro( chorinho).




Em uma aula de cavaquinho, o aluno aprenderá os principais acordes, os ritmos específicos dos principais gêneros musicais e poderá aprender também sobre teoria musical aplicada ao instrumento, como por exemplo ver sobre formação de acordes e leitura de partitura.




Uma curiosidade: No Havaí existe um instrumento que foi desenvolvido através de uma variação do cavaquinho, que é o ukulele.





Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br


Aulas de canto BH

Aulas de canto 

Cantar é algo que está no íntimo de todo ser humano. Um dos nossos primeiros estímulos ao nascer é o chorar, que é uma manifestação de estranhamento do mundo novo que descobrimos, choramos ao sentir dor ou algum outro incômodo, como a fome. A criança usa o choro como forma de comunicação. De acordo com alguns especialista, o canto tem a mesma função. Cantamos quando estamos alegres como forma de exaltação, e cantamos quando estamos tristes como forma de extravasamento, de lamento.



Porém, ao cantar existem técnicas específicas que nos permitem um maior conforto e segurança em relação ao canto.




Em uma aula de canto, o aluno aprenderá e desenvolverá técnicas referentes à afinação, respiração, encontrará os tons adequados que mais se adaptam ao seu timbre, entre outras coisas.




O nosso corpo possui 3 ressonadores: A cabeça, o peito e a faringe. Popularmente, esse três ressonadores geram os chamados: canto de peito, nasal e de cabeça.
Uma outra coisa importante em uma aula de técnica vocal é aprender a usar o  diafragma, que é o músculo mais importante no processo de respiração.

O aluno também poderá desenvolver um repertório ao seu gosto e o professor irá orientá-lo para que além de prazeroso, o ato de cantar, seja também confortável e cada vez mais rico.

Caio Ornelas, professor no Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br

Aulas de percussão BH

Instrumentos de percussão

Tudo que ao provocar  impacto, agitação ou raspagem, utilizando baquetas ou mãos e  gerando som é considerado instrumento de percussão.
A maioria desses instrumentos possuem altura indefinida, que é o caso de alguns tambores, pratos e triângulo. Esses instrumentos são utilizados geralmente com função rítmica.
Outros instrumentos, possuem altura definida, que é o caso do xilofone, vibrafone, marimba, entre outros e podem exercer função ritmica e melódica.
Os estudos arqueológicos, demonstram que os instrumentos de percussão são provavelmente os mais antigos já descobertos, e eram feitos de rochas, madeira e ossos de animais.



Um set de percussão em uma grande orquestra. De acordo com o tamanho do show é exigido vários instrumentistas, que muitas vezes tocam mais de um instrumento.





No universo da música popular, a percussão tem papel fundamental, na condução rítmica e na elaboração de arranjos específicos.
Os instrumentos de percussão utilizados pelas bandas militares, deram origem à bateria moderna, quando um inventor alemão teve a idéia de criar um pedal para que todos pudessem ser tocados ao mesmo tempo ao utilizar os pés e as mãos, depois foram criadas estantes e armações que ampliaram ainda mais o uso e as possibilidades. Assim foi possível tocar tambores com o auxílio de baquetas, assim como a caixa-clara e os pratos, e o bumbo e hi-hat utilizando pedais acionados pelos pés.
No Brasil, os instrumentos de percussão mais usados são: O pandeiro, o tamborim, o surdo, o atabaque( congas), o cajon( caixa), o reco-reco, o tan tan, a cuíca, o bongô, a zabumba, o triângulo, o reco-reco, chocalhos, entre muitos outros.
Nas escolas de samba foi criada uma organização tão grande que possuem direção de bateria e a mesma é avaliada em  quesito anual de avaliação.

Alguns dos instrumentos de percussão mais utilizados em diversos gêneros musicais: Pop, samba, jazz, bossa-nova, música africana,Mpb, entre outros.


Uma outra curiosidade: O piano é considerado instrumento de percussão, pois os martelos cobertos com feltro, percutem nas cordas.


Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
www.percursar.com.br