segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Aulas de violoncelo BH


 O violoncelo ou cello como também é conhecido, é um instrumento da família dos instrumentos das  cordas na orquestra, juntamentos com o contrabaixo acústico, os violinos e as violas.
A afinação do instrumento se dá por intervalos de quinta ao contrário do violão por exemplo e outros instrumentos de cordas que se dá através de intervalos de quartas( ver sobre intervalos musicais).
Afinação do violoncelo do agudo para o grave: primeira corda Lá, segunda corda ré , terceira corda sol, quarta corda dó.
Conheça as partes do instrumento:












         O violoncelo é tocado geralmente com o arco, porém pode                ser tocado também com os dedos, principalmente com técnica          conhecida como pizzicato, onde as cordas são beliscadas.

         O violoncelo é muito associado à música erudita, tendo                    diversos concertos compostos exclusivamente para esse                    instrumento, porém ele também é usado em diversos gêneros            da música popular.
       

Em uma aula de violoncelo, o aluno aprenderá as técnicas         específicas relativas ao instrumento, além da postura adequada.

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texto: Caio Ornelas professor do Centro musical Percursar











sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Aulas de Clarinete BH

Aulas de Clarineta 

O Clarinete ou Clarineta, é um instrumento de sopro da família das madeiras. É constituído basicamente de madeira ( sendo os mais caros produzidos com ébano) com acessórios de metal. Possui palheta única e uma boquilha cônica, além de um sistema de chaves. O clarinete é um instrumento que possui uma longa extensão de notas, variando do grave até o super agudo. Possui semelhanças com o oboé, diferindo entre outras coisas, pelo timbre.


O instrumento se originou do Chalumeau, um instrumento muito popular no período medieval. É atribuído ao charamelista alemão Johann Christoph Denner a invenção do sistema de chaveamento que proporcionou a configuração moderna do clarinete. 
Em 1975 o Clarinete passou a ser utilizado de forma definitiva pelas orquestras sinfônicas de todo o mundo. Foi um dos últimos instrumentos de sopro incorporados à formação moderna da orquestra.
Na música clássica a clarineta foi '' homenageada'' por grandes compositores da história da música que escreveram concertos específicos para esse instrumento: Mozart compôs alguns concertos para esse belo instrumento,em destaque para o Concerto para Clarinete e orquestra em Lá maior. Debussy compôs a Rhapsody n. 1 para clarinete e orquestra, Weber e seu concerto n.1 em Fá menor, entre outros.

A família do clarinete é muito ampla: Sopranino em Lá bemol ou requinta em lá bemol, sopranino em Mi bemol,Sopranino em ré, Clarinete soprano, Alto em Mi bemol, Alto em Fá, Baixo em Si bemol, Contra baixo em Mi bemol, contra baixo em Si bemol, e o clarinete octo contra baixo em Si bemol. Os instrumentos mais comuns são os em Si bemol e Lá.






Família do Clarinete







O clarinete é um instrumento transpositor, ou seja, nem sempre a nota que é lida na partitura é a nota que soa. O instrumentista lê a nota dó, porém, soa Si bemol, caso o instrumenta seja nessa afinação.





Clarinete feito de plástico em Si b.







No Brasil, a Clarineta se popularizou muito entre os adeptos do choro( chorinho) sendo utilizado quase sempre como instrumento solista. Um dos grandes expoentes desse instrumento no gênero choro foi o músico Paulo Moura.

Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
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quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Aulas de musicalização infantil BH

Aulas de música para crianças.
Musicalizar é estimular algo que é intrínseco a todo ser humano, a música. Musicalizar é dar oportunidade de viver e aprender a afinar, aprender sobre nossa cultura, conhecer instrumentos. 

Musicalizar é dar bases musicais para que a criança se relacione com a música da maneira mais inteligente possível!
Através da iniciação musical a criança se torna capaz de responder a estímulos sonoros. 
Assim, consegue mostrar e aprender com a música as suas capacidades comunicativas, expressivas e toda a cognição.







Ao utilizar de canções, brinquedos musicais, histórias, e instrumentos musicais diversos, a corporalidade, a voz e imaginação da criança, é possível proporcionar experiências que desenvolvem a aptidão e a vontade de fazer música das maneiras mais diversas possíveis.
Para a criança é uma oportunidade maravilhosa viver e aprender a música, pois desde cedo ela pode conhecer suas capacidades musicais, se surpreender consigo mesma e tornar-se mais confiante!
A música é parte do currículo escolar desde 2008 com a implementação da lei 11.769.  A importância e valor da cultura artística musical dentro do ambiente escolar é inquestionável e por isso precisa ser estimulada.
Instrumentos musicais utilizados nas aulas de musicalização: 
Maracas, Claves, Chocalhos (antino, guizo e etc), Tambores e baquetas, Pandeirola, Xequerê, Agogô, Pandeiros, Pau de Chuva, Teclado, Violão, Escaletas, Sinos, Reco-reco, Triângulo, Kabuletê, Flauta doce, Xilofones e instrumentos musicais diversos.
Materiais didáticos:
Brinquedos, painéis, panos e outros objetos usados com intuito pedagógico e psicomotor.










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texto: Izabela Duarte, professora do Centro musical Percursar.

Aulas de Teoria musical BH


Em uma aula de teoria musical, o aluno aprenderá sobre os fundamentos básicos da música.
O fundamentos básicos da música consistem em:

Timbre: Conhecido como a '' cor do som'' que é o som característico de cada instrumento, que existe de acordo, entre outras coisas, com o material empregado na construção do instrumento.

Altura: Se o som é grave, médio ou agudo, e suas variações.

Intensidade: Se o som é forte ou suave(piano).

Duração: Tempo de execução ou do soar das notas.

Será fundamental também que o aluno conheça as principais claves musicais: Clave de sol, clave de fá e clave de Dó.





Existem variações dessas mesmas claves.
Importante também é conhecer o pentagrama musical, a pauta de cinco linhas e quatro espaços, onde as figuras de som e silêncio são anotadas.


pentagrama ou pauta                                   



Como suporte, existem as linhas suplementares superiores e inferiores.
Nas linhas e espaços são anotadas as figuras musicais, que representam as notas e suas durações, dentre elas a semibreve, a mínima, a semínima, a colcheia,a  semi-colcheia, a fusa e a semi-fusa, assim como suas pausas( silêncios) correspondentes.














Além disso em uma aula de teoria musical o aluno aprenderá sobre escalas musicais, intervalos, Ritmo e fórmulas de compasso, Tonalidades, Modulação, armadura de clave, sinais, símbolos e abreviações, ornamentos, acordes e suas formações, frases, cadências, forma, tessitura, entre outras coisas.

texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
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terça-feira, 1 de novembro de 2016

Aulas de guitarra BH


A Guitarra elétrica é assim denominada para se diferenciar do termo guitarra, que na maioria dos países também designa o violão, conhecido também como guitarra clássica em alguns países da Europa e acoustic guitar nos países de língua inglesa.
A guitarra elétrica possui basicamente o mesmo mecanismo manual de execução dos sons do violão, porém, a guitarra possui captadores magnéticos internos internos que permitem que o som seja amplificado em caixas de som amplificadas.
A origem da invenção da guitarra elétrica é controversa pois a mesma veio de uma série de modificações e testes de músicos e fabricantes diversos ao redor do mundo. Especula-se que antes da chegada da guitarra elétrica ao Brasil, alguns músicos na Bahia já conseguiam amplificar instrumentos de cordas com materiais quase caseiros, e criaram o chamado pau elétrico. Porém a peça chave para a criação do instrumento foi o captador, inventado em 1932 pelo norte-americano Lloyd Loar.A invenção foi aperfeiçoada e patenteada pelo suiço radicado nos Estados Unidos Adolf Rickenbacker em 1923.
A partir dos anos 1940, o corpo da guitarra que havia sido de madeira oca ou com placa sólida de alumínio, cedeu lugar à madeira maciça.
Leo Fender, um americano que era técnico em eletrônica, produziu os primeiros modelos lançados em escala comercial de corpo sólido e batizou o seu modelo de Broadcaster, que depois passou a ser chamado Telecaster.

Fender Telecaster







Para concorrer com a Fender, a Empresa Gibson, que já fabricava violões, se uniu ao guitarrista virtuoso Les Paul e criaram o modelo Gibson Les Paul que obteve enorme sucesso de vendas também.


Gibson Les Paul





Outro modelo bastante famoso historicamente é o modelo Stratocaster da Fender, que foi utilizado por diversos guitarristas famosos, como Jimmi Hendrix, Eric Clapton,David Gilmour,Steve Ray Vaughan, entre outros.


Fender Stratocaster





 Existem diversos outros modelos de guitarra.

Em uma aula de guitarra, o aluno aprenderá técnicas específicas referentes ao instrumento como técnicas de paletada, slides, arpejos, two hands, bend, pull off, hammer on, usos específicos da alavanca, entre outras.

Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical percursar.
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segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Aulas de contrabaixo BH

Aula de contrabaixo

O contrabaixo é um instrumento de enorme importância na música de uma forma geral. Na música clássica, sempre foi utilizado nas orquestras, no caso o baixo acústico, que desempenha papel fundamental na condução rítmica e na exaltação das partes graves de um trecho musical. 
 A afinação do baixo acústico do grave para o agudo:
 Mi, Lá, Ré, Sol.

Baixo acústico


Na música popular, existe o baixo elétrico, que ao lado da bateria representa a chamada '' cozinha'' que '' segura'' a condução rítmica de uma banda ou grupo musical.
O baixo elétrico foi inventado por Leo Fender por volta dos anos 1950 e possuem a mesma afinação do contrabaixo acústico.
Existe também o contrabaixo elétrico de seis cordas com a seguinte afinação do grave para o agudo:
Si Mi Lá Ré Sol Dó



Contrabaixo tradicional de 4 cordas.






E o contrabaixo de 5 cordas, com a seguinte afinação:
Si Mi Lá Sol Ré.
Os baixos elétricos se diferenciam dos baixos acústicos, dentre outros coisas pelo fato de que os acústicos não possuem trastes.
Em uma aula de contrabaixo o aluno aprenderá técnicas específicas referentes ao instrumento, como o Slap, o Tapping, O pizzacato, entre outras, além de técnicas de palhetada.

Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
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Aulas de cavaquinho BH


 Aulas de cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento de origem portuguesa, também conhecido como braguinha ou machetinho ou machete-de-braga. No caso, Braga foi a cidade onde o instrumento foi bastante utilizado e difundido.
O cavaquinho possui variadas afinações, sendo a mais comum no brasil a afinação do grave para o agudo: Ré sol, si e ré, e mais raramente ré, sol, si, mi.

No brasil o cavaquinho se popularizou como um dos principais instrumentos de acompanhamento no samba e pagode, sendo utilizado  diversas vezes também como instrumento solista no choro( chorinho).




Em uma aula de cavaquinho, o aluno aprenderá os principais acordes, os ritmos específicos dos principais gêneros musicais e poderá aprender também sobre teoria musical aplicada ao instrumento, como por exemplo ver sobre formação de acordes e leitura de partitura.




Uma curiosidade: No Havaí existe um instrumento que foi desenvolvido através de uma variação do cavaquinho, que é o ukulele.





Texto: Caio Ornelas, professor do Centro musical Percursar.
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